16 de jul. de 2010

Roteiro da Atividade de Campo em Santa Bárbara e Catas Altas



ROTEIRO SANTA BÁRBARA


01. MEMORIAL AFONSO PENNA – 09:00 / 10:30 HORAS.

→ Café Colonial – 09:00 / 09:30
→ Visita orientada ao Memorial Afonso Penna – 09:30 / 10:30


02. ELEMENTOS BARROCOS NA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO – 10:40 / 11:40
“E se olharmos para o teto, veremos o próprio céu retratado em pintura ilusionística no forro, que foi rompido para mostrar o Paraíso com a Virgem, os anjos e os santos. A talha usará colunas torcidas recobertas de vinhas e povoada de querubins, aves, frutos, cada elemento procurando vibrar e tomar todo o espaço possível. As colunas torsas serão as grandes eleitas porque sua estrutura helicoidal é o próprio movimento sem fim. À noite, os interiores das igrejas revelam novas surpresas. A iluminação à vela produz uma luz vacilante que faz vibrar o ouro da talha, dramatiza as pessoas e as imagens. Sente-se que se está num espaço consagrado pelo perfume do incenso vindo do altar-mor, onde é mais intenso o brilho do ouro na luz incerta das velas.”

[adaptação] TOLEDO, Benedito Lima de. Apud: FERREIRA, Olavo Leonel
História do Brasil, São Paulo: Ática, 1995. p. 166
03. CITY TOUR PELO CENTRO HISTÓRICO DE SANTA BÁRBARA – 11:40 / 12:20
“(...) Importante passagem na rota entre a corte, no Rio de Janeiro, e as minas do centro/norte de Minas Gerais (Estrada Real - Caminho dos Diamantes). A cidade de mais 300 anos comemorados em 2004 ainda conserva sua beleza e encantos naturais, com muito verde e uma vista privilegiada O acervo histórico é muito rico e a cidade está em perfeita harmonia com a natureza, se desenvolvendo com investimentos crescentes na valorização de suas raízes. Assim, sempre oferece opções de entretenimento, folclore, artes, religiosidade e desperta a potencialidade do ecoturismo.”

Fonte - mapeamento de conteúdo, FUNSOFT
04. ALMOÇO – 12:30 / 13:30
05. VISITAÇÃO À CASA DO MEL – 13:40 / 14:20
“Embasada em pedra seca arrumada sob reboco possui um trabalho de marcenaria bem harmonioso. O telhado recortado em quatro águas arrematado por longos cachorros forrados à moda de guarda-pó se relaciona dialogicamente com o forro do interior de esteira de taquara da terra; o piso, no pavimento superior é de tabuado corrido de madeira nobre e no inferior de lajotas de barro.”
06. PERCURSO, POR TRECHO DA ESTRADA REAL, ATÉ CATAS ALTAS – 14:20 / 15:00



 ROTEIRO CATAS ALTAS


07. VISITAÇÕES EM CATAS ALTAS – 15:00 / 17:00

A)Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – 15:00 / 15:30
A igreja, localizada na Praça Matriz da cidade, ao fundo da qual se ergue a pedra da Serra doi Caraça. É nessa praça que se erguem alguns casarões antigos em bom estado de preservação, formando com a matriz o conjunto histórico da antiga cidade. É um dos mais importantes templos mineiros e uma das poucas igrejas em que se pode fixar a data de fundação.

B) Caminhada até a capela de Santa Quitéria – 15:30 / 15:50

C) Visitação ao adro e à capela de Santa Quitéria – 15:50 / 16:20
Sua fachada, reconstruída nos moldes originais, é chanfrada, com três portas-janelas ao nível do coro e torre única com dois sinos. O adro é calçado com pedras arredondadas, tendo a frente vários degraus. Ao fundo encontra-se a imponente Serra do Caraça. O único retábulo que a mesma possui é talhado em estilo Dom João V e o forro é todo pintado em branco e vermelho.

08. CENTRO HISTÓRICO DE CATAS ALTAS – 16:30 / 17:00

Visitações, compra de vinho de jabuticaba, conversas...

Nenhum comentário: